sexta-feira, 30 de março de 2012

"Enganei o bobo, na casca do ovo!" - É assim que o MCT da PTzada trata o pesquisador brasileiro !

Vejam a reportagem do Estadão na íntegra clicando no link abaixo:

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,ciencia-sem-fronteiras-atrasa-repasse-de-bolsa-a-todos-os-pesquisadores,854170,0.htm

5 comentários:

Anônimo disse...

Isso é para quem votou na DIlma pq ela ia investir em Ciencia. Depois de parar os concursos e cortar verba, ela manda uma dessas.

Muito geniais estes nossos cientistas, REALMENTE.

Anônimo disse...

Se eu fosse eles,ficaria por lá msm....

Anônimo disse...

"Ciência sem fronteiras". Prefiro chamá-lo de "Incompetência sem fronteiras". Um programa com investimentos de bilhões de reais para conceder 75 mil bolsas visando à internacionalização da ciência brasileira, promovendo o intercâmbio de bolsistas em instituições de alto nível. Mas vocês já tiveram a curiosidade de conferir as instituições americanas que estão recebendo alunos pelo programa? Segue um trecho que texto que encontrei na Internet:

"Dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) mostram que os 525 bolsistas foram distribuídos entre 108 instituições de ensino superior, sendo que 13 delas receberam dez ou mais alunos. Nesse quesito se destacam a University of Nebraska, com 28 universitários, a University of Colorado – Boulder, 19, o Rensselaer Polytechnic Institute, com 15, e a University Idaho, com 14."

Ok, a Universidade do Colorado em Bolder é realmente uma instituição de excelência. Mas a Universidade de Nebraska aparece no ranking chinês na posição 150-200. O Rensselaer Polytechnic Institute entre 200-300. A Universidade de Idaho nem aparece no ranking de 2011. Vejam bem, o Brasil está investindo para enviar alunos de graduação estudarem na Universidade de Idaho!!!! Alunos da UnB foram selecionados para a California State University, posicionada entre 300-400. Ora, não seria melhor pagar para esses alunos estudarem na USP (100-200) ou na UNICAMP (200-300) melhor posicionadas no ranking? Até na UNESP serve (300-400). Aí vem a realidade, esse programa é absolutamente político, e não tem a mínima intenção de melhorar a ciência brasileira. Primeira pergunta, como avaliar os resultados do programa? Difícil não é? A real intenção desse programa: o PT quer conquistar a classe média brasileira para as eleições de 2014, e nada melhor para isso do que enviar seus filhos para estudarem no exterior. Essa brincadeira fica cara para o bolso do contribuinte.

Como deveria então começar um programa "Ciência sem Fronteiras"?

1) Permitindo a redação de teses e dissertações em inglês nas universidades brasileiras.

2) Permitindo ministrar aulas em inglês.

3) Mudando o sistema de concurso nas universidades brasileiras, com ampla divulgação internacional em inglês. O concurso deveria ser em inglês. O candidato não deveria ter que pagar uma GRU no BB para se inscrever. Deveria haver salários diferentes para atrair professores do exterior com alta qualificação.

Essas medidas sim, muito mais baratas, ajudariam a avançar a ciência brasileira, e não enviar alunos de graduação para universidades de segunda linha no exterior. Isso é o voto da classe média que sai caro para todo mundo. Me surpreende que a comunidade científica esteja apoiando esse programa, enquanto as bolsas de mestrado e doutorado não são reajustadas há séculos. A realidade é que a estrutura da universidade pública brasileira é caduca, mas ninguém tem coragem de mexer nela, medo dos sindicatos, faz perder voto. Escrevam o que eu digo: não há como avaliar o programa, em 3 anos ele será suspenso como medida de contingenciamento de recursos, bilhões terão sido gastos, os resultados nunca serão auferidos, a ciência brasileira terá seguido na mesma, prédios caindo aos pedaços, equipamentos sucateados, corte no orçamento. Como custa caro o voto da classe média!

Anônimo disse...

Os gringos mandaram o cientista brasileiro se internacionalizar. No melhor estilo brasileiro vai fazer de qq jeito. Vai falar INGRESH de CCAA (ja viram os prof. de la??), publicar qq mentira em revista internacional, e agora entrar em qq UNIP da vida no exterior...

Aeee palmas para a qualidade brasileira, menos famosa e PIOR que a chinesa, que pelo menos aquela GOSTA de trabalhar!!

Anônimo disse...

Após greve, governo anuncia reajuste de bolsas de pós-graduação

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,apos-greve-governo-anuncia-reajuste-de-bolsas-de-pos-graduacao,857041,0.htm